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Dicas de Ouro

  • Nunca deixar matéria acumular
  • Evitar sair de uma aula prática com duvidas
  • Não ter vergonha de fazer perguntas
  • Nunca achar que uma disciplina é difícil porque outras pessoas o dizem
  • Não menosprezar as disciplinas que acham mais fáceis
  • Tentar ao máximo fazer tudo por avaliação continua (O curso não se faz em recurso)

Questões Que podes ter

  • O que são ECTS

    ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) são créditos universitários usados para medir e comparar o volume de trabalho necessário para completar um curso ou programa de estudo. Cada crédito ECTS corresponde a uma carga de trabalho de cerca de 25 a 30 horas, incluindo aulas, estudo autónomo e avaliações. Este sistema facilita a transferência e reconhecimento de créditos entre instituições e países da União Europeia, ajudando os estudantes a planearem e ajustarem os seus estudos em diferentes universidades.

  • Banco de Apontamentos

    O Banco de Apontamentos do NEEI é uma ferramenta onde podes consultar materiais de estudo, como resumos, apontamentos de aulas, exercícios resolvidos, fichas, frequências e exames antigos, e outros recursos pedagógicos. Para aceder a estes materiais, basta navegares até à aba "Apontamentos" e selecionar "Google Drive". Se, ao longo do ano letivo, tiveres documentos que achas que possam ser úteis para outros alunos, encorajamos-te a partilhá-los connosco. Para isso, podes submetê-los diretamente na mesma aba "Apontamentos". A partir daí, serão analisados por nós e posteriormente adicionados ao Banco de Apontamentos.

  • Tenho de estudar todos os dias?

    Não é necessário estudar todos os dias, especialmente quando não há matéria nova para revisar. No entanto, é fundamental identificar as dificuldades em cada unidade curricular e trabalhar para superá-las, pois algumas pessoas podem precisar de mais tempo de estudo do que outras. É crucial manter-se atualizado com o conteúdo e evitar que dúvidas se acumulem. É de notar que os professores costumam recomendar exercícios para apoiar o nosso estudo e ajudar na compreensão da matéria. Todos os professores têm um horário de atendimento, durante o qual estão disponíveis nos seus gabinetes para esclarecer dúvidas dos alunos.

  • Vou ter tempo livre?

    Quanto melhor for a gestão do teu tempo, mais tempo livre terás. É importante aprender a estudar de forma eficiente. Além disso, é crucial prestar atenção nas aulas, especialmente nas aulas práticas, para reduzir a necessidade de estudo autónomo.

  • O curso é difícil?

    Tudo depende de cada pessoa, mas com um bom plano de estudo — que não precisa ser necessariamente intenso — é possível completar o curso com relativa facilidade.

Assuntos académicos

  • Contactos

    Email: sautad@utad.pt
    Telefone: +351 259350010

  • Serviços académicos (onde fica)

    Os serviços académicos da UTAD situam-se no edifício dos Serviços Comuns. Este edifício localiza-se junto do Largo do Pedrinhas, perto da entrada da UTAD.
    Endereço Postal:
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Serviços Académicos
    Centro de Serviços Comuns
    Quinta de Prados – Folhadela
    5000-801 Vila Real

  • Pagamento de propinas

    As propinas deverão ser pagas através da Rede de Caixas Automáticas Multibanco (MB) ou processo equivalente através de Homebanking/Internet, sendo utilizadas, para o efeito, as referências disponibilizadas pelos Serviços Académicos.

    As referências do pagamento são disponibilizadas, em regra, na última semana de cada mês, período em que podem ser consultadas no SIDE.

    O pagamento de cada propina poderá ser efetuado presencialmente no Balcão Espaço Estudante (situado nos Serviços Académicos da UTAD) através de numerário, cheque ou Multibanco (MB).

    Após o término de validade das referências multibanco, o pagamento só poderá ser efetuado presencialmente no Balcão Espaço Estudante. O pagamento da propina para além do prazo definido importa o pagamento de juros de mora à taxa legal em vigor.

  • Bolsas por mérito

    As bolsas por mérito são uma prestação pecuniária, de valor fixo, a atribuir a estudantes que tenham demonstrado um aproveitamento escolar excecional, como estabelecido no Regulamento n.º 616/2018, de 24 de setembro e são atribuídas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

    Para mais informações:
    Núcleo de 1.º e 2.º Ciclo dos Serviços Académicos da UTAD
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Serviços Académicos
    Apartado 1013
    5001-801 Vila Real
    E-mail: sautad (at) utad.pt

  • Prémios de Mérito Desportivo aos Estudantes-Atletas

    Prémios a atribuir aos Estudantes da UTAD que obtenham resultados desportivos de excelência. Por favor, consultar o Regulamento de Atribuição de Prémios de Mérito Desportivo aos Estudantes-Atletas.

  • Justificação de faltas a aulas e elementos de avaliação

    A justificação de faltas deve ser requerida através do formulário eletrónico disponibilizado no site: https://www.utad.pt/echs/inicio/apoio-ao-estudante/justificacao-de-faltas-a-aulas-e-elementos-de-avaliacao/ , instruída com os respetivos documentos comprovativos, no prazo máximo de dez dias úteis após ter cessado o impedimento do estudante. Esta justificação deverá ser entregue na secretaria da ECT.
    Em situações de impedimento prolongado, com duração previsível superior a vinte dias, o estudante deve informar o Diretor de Curso ou a Estrutura de Apoio Pedagógico da Escola, por escrito email ou usando o mesmo requerimento eletrónico, e no prazo de cinco dias úteis após o início desse impedimento, sob pena de ser liminarmente rejeitada a justificação das faltas a que se refere o número anterior. No caso de faltas a elementos de avaliação, desde que cumprido o disposto nos números anteriores, o estudante tem direito a requerer nova avaliação, cabendo ao Diretor de Curso, sob proposta do regente da Unidade Curricular (UC), a marcação de nova data, tendo em conta o calendário de avaliação do estudante. O requerimento indicado no número anterior tem de ser apresentado pelo estudante no prazo máximo de dez dias úteis após o fim da condição de impedimento, devendo a nova avaliação, prevista nesse mesmo número, ocorrer dentro de um prazo máximo de dez dias úteis contados a partir da data de apresentação do referido requerimento.

  • Época Especial

    Quem se pode inscrever?
    1. Estudantes inscritos no último ano dos cursos de 1º ciclo, mestrado integrado, preparatórios de licenciatura ou mestrado integrado e Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP); 2. Estudantes inscritos em qualquer ano de um curso de 2º ciclo ou 3º ciclo; 3. Estudantes inscritos no 3º ano de um curso de mestrado integrado, apenas podendo realizar exames às UC do 1º ao 3º ano do plano de estudos; 4. Estudantes inscritos no 5º ano de um curso de mestrado integrado.
    Os estudantes abrangidos no estabelecido anteriormente, de acordo com os requisitos aí estabelecidos, têm acesso à época especial de exames independentemente de terem cumprido, ou não, os critérios mínimos definidos no artigo 17.º do Regulamento Pedagógico. Podem, ainda, ter acesso à época especial de exames, os estudantes abrangidos por um regime especial que lhes permita usufruir dessa época de exames, nos termos do previsto no regulamento específico dos regimes especiais de frequência. Realização de exames na época especial só pode ser no máximo até 24 ECTS ou 4 unidades curriculares.
    A inscrição na época especial de exames está sujeita ao pagamento dos seguintes emolumentos: Bolseiros da Ação Social – 5,00€/UC Não bolseiros da Ação Social – 10,00€/UC

  • Bolsa de estudo DGES - Prazos

    PRAZOS DE CANDIDATURA
    .Entre 25 de junho e 30 setembro;
    .Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição quando esta ocorra após 30 de setembro;
    .Entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do presente regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo;
    .Entre 25 de junho e 31 de outubro, os estudantes que pretendam requerer a atribuição de complemento de alojamento (Não Bolseiro) devem submeter requerimento de atribuição de bolsa indicando que pretendem a atribuição de complemento de alojamento não bolseiro. (NOVO)

  • Bolsa de estudo DGES - Procedimentos de Candidatura

    PROCEDIMENTOS DE CANDIDATURA
    As candidaturas são efetuadas através da plataforma on-line da DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), nas condições e procedimentos indicados: Candidatura DGES.
    CREDENCIAIS DE ACESSO
    .Com credenciais de acesso: deverá utilizar as credenciais de anos anteriores; deverá “criar” o processo para 2024/2025, preencher o formulário e submeter a candidatura no prazo estabelecido.
    .Sem credenciais de acesso: para obter as credenciais deverá preencher o Pré-Registo, eventualmente anexar cópia "traçada" do Cartão de Cidadão (não é obrigatório mas é conveniente, para verificação, principalmente dos dígitos de controlo do CC) e enviar para sasutad@utad.pt. Os estudantes que ingressam no ensino superior através do regime geral de acesso obtêm as credenciais aquando da candidatura ao ensino superior; se não as obteve nessa altura pode pedi-las a partir da data da inscrição na UTAD, seguindo os procedimentos descritos.

  • Bolsa de estudo DGES - Preenchimento

    PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO
    Antes de iniciar o preenchimento do formulário, deverá ler com atenção o Guia do Candidato e reunir os seguintes elementos: documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar (BI, CC, NIF e NISS), IBAN (International Bank Account Number) do candidato, IRS do agregado familiar referente ao ano de 2023, Extratos bancários integrados a 31 de Dezembro de 2023 (património mobiliário) e Declaração de Bens Imóveis (património imobiliário).
    Tipologias de IRS para cada elemento do agregado:
    .Declaração Eletrónica: se IRS entregue pela internet, ver exemplo de NIF da Declaração e Código de Validação;
    .Não tem Declaração: quando não foi entregue IRS no ano civil em causa (2023); neste caso, não introduza na plataforma os códigos da certidão de não entrega de IRS.

  • Informação das Residências

    Atualmente as residências universitárias da Utad estão divididas em duas residências principais.
    A 1ª fase de candidaturas ao alojamento, irá realizar-se entre os dias 26 e 29 de Agosto. Posteriormente realizam-se também a 2ª e 3ª fase, com datas ainda por definir.
    Candidaturas às Residências - aqui
    Para mais informações sobre as residências, critérios de admissão e o processo de candidatura, devem aceder ao seguinte link

  • Residências - Localizações

    Residência de Codessais: (atualmente em obras)
    Morada - Rua Diogo Dias Ferreira, 5000-559 Vila Real (junto ao CIFOP e GNR)
    Contacto - 259 309 920
    Residência mista apenas com quartos duplos. Possui serviços como Lavandaria self-service, sala de estudo e convívio, etc.
    Residencial Além-Rio:
    Morada - Rua Actor Ruy de Carvalho, 5000-542 Vila Real (junto ao Teatro Municipal e Nosso Shopping)
    Contacto - 259 309 925
    Residências mistas, dividida em 4 blocos (Bloco A,B,C,D), com quartos duplos e individuais. Contam com serviços como Lavandaria self-service, sala de estudo e convívio, etc. Cantina aberta para almoços e jantares, com o seguinte horário:
    .Almoços - das 12:00 às 14:30
    .Jantares - das 19:00 às 21:30

Semana de Receção

  • Descrição do Curso

    A Licenciatura em Engenharia Informática é um curso que visa a formação de técnicos com capacidades, conhecimentos e competências para o mercado de trabalho, com formação específica em diversas subáreas da engenharia informática. Tem por objetivos específicos:
    .Preparar técnicos com sólida formação de engenharia, com competências para o mercado de emprego e capacidade de iniciativa empresarial;
    .Contribuir para a difusão da Sociedade da Informação, com o consequente aumento de bem-estar e de riqueza daí esperados
    .Contribuir para a modernização do país e da região, ao disponibilizar formação numa área carenciada de oferta de formação qualificada;
    .Contribuir para a fixação de quadros qualificados no Interior Norte do país;

  • Descrição do Curso pt.2

    Ao longo do curso, os estudantes têm uma formação sólida em disciplinas como análise, física, programação, algoritmos, estruturas de dados, redes de computadores, sistemas operativos, inteligência artificial e muitas mais. O curso desenvolve também competências transversais, como a capacidade de trabalhar em equipa, gestão de projetos, e comunicação, bem como uma compreensão das questões éticas e sociais relacionadas com a tecnologia. Estas competências são fundamentais para preparar os alunos para desafios reais no mercado de trabalho.
    Os diplomados a formar destinam-se a integrar os quadros de empresas, organizações e equipas na área da Informática e das Comunicações, nomeadamente se vocacionadas para o desenvolvimento de sistemas e redes informáticas, bem como para a produção, divulgação, comercialização e manutenção de soluções informáticas e de comunicações. Poderão vir a exercer funções em variados setores como é o caso do setor de serviços, do setor industrial, da administração pública, dos media, entre outros. A Engenharia Informática é uma área dinâmica, flexível e em constante evolução onde o desafio de inovar e acompanhar o progresso tecnológico é constante.

  • O que é o NEEI?

    O NEEI, Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática, é uma organização formada por alunos do curso de Engenharia Informática que visa representar os estudantes e promover atividades associadas ao curso.
    No NEEI, além da Direção, existem vários departamentos responsáveis por diferentes áreas de atuação. Estes departamentos são responsáveis por organizar diversas atividades, desde eventos sociais, onde poderás conhecer melhor e conviver com os teus colegas de curso, até eventos desportivos, que estimulam as tuas habilidades físicas. Além disso, o núcleo promove também eventos académicos direcionados para te ajudar a aprofundar os conhecimentos na área de Engenharia Informática.
    Por último, o núcleo deverá ser o elo de ligação entre os estudantes e os professores/ direção de curso. Assim, caso seja necessário levantar sugestões, reclamações ou ideias sobre alguma unidade curricular, o NEEI encarrega-se de comunicar estas questões e colaborar na procura de soluções.

  • Sites de quartos, números de telemóvel e outros

    Se estás à procura de um quarto, tens várias opções que te podem ajudar a encontrar o espaço ideal.
    Em primeiro lugar, dá uma vista de olhos nos cartazes que estão afixados à porta da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Frequentemente, estudantes e senhorios deixam informações sobre quartos disponíveis. Além disso, não hesites em perguntar aos locais se têm conhecimento de algum quarto para arrendar. A comunidade local pode ser uma excelente fonte de informação.
    Caso estas opções não resultem, podes sempre recorrer à internet. O Facebook é uma ferramenta eficaz para encontrar grupos e páginas dedicadas ao arrendamento de quartos em Vila Real. Recolhemos alguns sites e links que poderão ajudar:
    .Facebook - Quartos em Vila Real
    .Facebook - Quarto/apartamento Vila Real (arrendamento ou alojamento) Erasmus Vila Real
    .B quarto
    .Custo Justo
    .Idealista